quarta-feira, 5 de junho de 2013

15ª Etapa:
Circuito de Suzuka, Japão.






Protestos e Sauber vencendo com estilo.

Resultado da qualificação:




Uma pista tradicional no mundo da Formula 1, palco de grandes disputas e algumas polêmicas. Suzuka é um circuíto onde o mais técnico tem mais chance de ter êxito, Ayrton Senna que o diga. Fabrizio com a Mercedes fez a pole nesse sábado, e até com grande vantagem sobre o segundo. Porém mais uma vez Suzuka foi palco de situações polêmicas. Punições aplicadas aos pilotos Fabrizio, que fez a pole, Fabio da Willimas e Robson da Ferrari, por passarem em cima da linha de segurança dos boxes, causaram protestos entre as equipes,e para muitos foram mal aplicadas e não ficou claro se realmente se os pilotos cometeram tal infração. Não adiantaram tais protestos pois os pilotos perderam 10 posições no grid de largada.

---------------

Uma largada em Suzuka sempre trás coisas inesperadas, e dessa vez não foi diferente, alguns pilotos tiveram alguns toques em outros carros a caíram para o fim do Grid, porém não houve nenhum caso mais grave. Alguns abandonos foram acontecendo ao longo da prova, pois o circuito japonês não perdoa erros am alguns pontos. O carro de segurança foi acionado uma vez, e os carros se reagruparam novamente, com Hardy na frente do pelotão. Na relargada Da Cruz com pneus macios e carro equilibrado, deixou Fabio, Hardy e Garcia rapidamente para trás  Hardy com pneus duros e ainda frios não ofereceu muita resistência ao ser superado por outros pilotos. Garcia na volta sete perdeu a asa dianteira e foi superado por Robson da Ferrari, que iniciou um bom duelo com Fabio da Willimas e obteve êxito em sua tentativa de ultrapassagem na curva 06 na volta 16 por conta dos pneus duros desgastados na Williams.
Por conta desse duelo Da Cruz pode se distanciar e manter a primeira colocação até o fim da prova, Robson ainda assumiu a primeira colocação quando Da Cruz fez sua parada nos boxes, porém teve que fazer mais uma parada para cumprir o regulamento e colocar pneus macios, e fez a volta mais rápida da corrida na penúltima volta. Destaque para Garcia, que pilotando muito bem sua Mclaren e ainda recebendo uma punição por cruzar a linha de segurança na saída do boxes, superou Fabio e terminou na terceira colocação do pódio.
A Mclaren prometeu recorrer da punição.


Resultado da corrida:



------------------------------------

Alguns momentos a bordo da Ferrari de Robson Sousa


sábado, 1 de junho de 2013

14ª Etapa:
Circuito de Cingapura.





Celebração noturna em vermelho.

Resultado da qualificação:



Com certeza se existe uma pista onde o resultado pode ser considerado uma caixa de surpresas, esse lugar é Cingapura. Um circuíto muito técnico que exige o máximo das equipes, dos pilotos e seus carros. Onde a concentração é o diferencial entre a volta mais rápida e o muro da próxima curva, e a destreza pode definir qual lugar no pódio o piloto chegará. Com uma volta perfeita o piloto da Mclaren, BoxerRacer cravou a pole seguido de Da Cruz com sua Sauber e em terceiro a Ferrari com Robson Sousa.

---------------

Uma perfeita noite de céu limpo anunciava o que o GP de Cingapura traria aos espectadores que aguardavam ansiosos a corrida. Logo na largada já se via a disputa entre vários carros, e Robson foi um dos que largaram muito bem e tomou de Da Cruz seu segundo lugar logo na freada da primeira curva, BoxerRacer continuou na liderança do pelotão até a curva 19 na primeira volta, onde perdeu a traseira de sua Mclaren e foi de encontro ao muro caindo  para o final do Grid. Robson assumiu então a primeira posição, mas não ficou por lá muito tempo pois na volta 6 perdeu o controle do carro na curva 8 e destruiu sua asa dianteira ao bater no muro. Caiu para a sexta posição e foi ganhando posições após Fabio também bater sua Williams no muro da entrada do pequeno túnel, e Garcia e Hardy entrarem nos boxes.

O Safetycar entrou na pista na volta 14, por causa de detritos deixados por alguns carros ao longo do caminho, o que fez com que vários pilotos alterassem suas estratégias e fizessem mais uma parada nos boxes. Na relargada Hardy perde o controle de sua Red Bull e acerta Robson que vinha para fazer a ultrapassagem, por pouco os dois não abandonam a corrida. Por conta desse incidente, Da Cruz vai para ponta seguido por Robson que ainda disputa posição com BoxerRacer e leva a melhor por permanecer no traçado limpo. Segue então um perseguição do piloto da Ferrari ao carro da Mclaren que se alonga até a volta 22, quando Da Cruz perde a asa dianteira de sua Sauber ao bater no muro da curva 16 e por conta da troca desse bico, cai para terceiro e ainda consegue superar Garcia e chegar em segundo.
Um pódio formado por vencedores no plural, pois conseguiram superar seus adversários, e também o circuito que com absoluta certeza é um dos mais traiçoeiros do mundo da alta velocidade. 

Resultado da corrida:


------------------------------------

Alguns momentos a bordo da Ferrari de Robson Sousa